www.bekman.com

[bekman.com]
      [Roberto]
      [Ronaldo]

bekman.com
No ar desde 17/10/96

Conway's Game of Life in PostScript

A ideia de escrever um código em Adobe PostScriptTM que implementasse o algoritmo do "Game of Life" de John Horton Conway (1970) foi um desafio recente para mim.

Na minha adolescência eu tinha um TK-82C da Microdigital e, principalmente, a edição 223 da revista Scientific American; acho que é obvio que qualquer pessoa daquela época que tivesse interesse em usar computadores e acesso a esses dois materias de estudo, deve ter escrito sua própria implementação, assim como eu.

Desde 1984, 1985, onde eu me interessei pelo assunto, faz bastante tempo. Com a popularização da Internet e do Youtube eu vi que muita gente ainda se interessa pelo "Game of Life" de Conway, propondo novos desafios dentro de novos paradigmas matemáticos computacionais.

Aí surgiu uma ideia de escrever um código em PostScript que implementasse o "Game of Life". Um paradigma: ao invés de usar um computador para compilar e executar o código, eu enviaria um código para uma impressora interpretá-lo e executá-lo. Sim, fazer uma impressora operar como se fosse um computador no âmbito conceitual.

A chave para isso é que embora pensemos que as linguagens de impressão (ESC, ESC/P, HP-PCL, HP-PCL5, PS) sejam equivalentes porque os "driver's" de impressão oferecem o mesmo resultado impresso de um documento simples, a linguagem Adobe PostScriptTM é muito superior às outras pois ela se fundamenta numa Máquina de Touring Completa, significando que qualquer algoritmo computacional possa ser executado dentro da impressora.

Para quem se interessou sobre o assunto segue o código fonte em PostScript Clicando aqui ou para obter algumas páginas do que seria impresso numa impressora Clicando aqui.

Observação: o arquivo PDF foi obtido atravás do Acrobat DistillerTM da Adobe.